hotel.com.br - O Guia de Hotéis da Internet Brasileira !


Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


URUGUAIANA - Uruguaiana no Rio Grande do Sul, fica no extremo ocidental do estado, junto à fronteira fluvial com a Argentina, considerado o maior município do estado, ligado a essa através da Ponte Internacional Rodo-Ferroviária Getúlio Vargas/Agustín P. Justo e cortada pelas estradas BR-290 e BR-472. Possui também um aeroporto internacional. Devido a divisa de Paso de los Libres e Uruguaiana ocorrer no centro dessa ponte, ela tem dois nomes, conforme grafado acima. Possui uma área de 5.452 Km² e com uma população de 136.364 habitantes. Também faz fronteira com o Uruguai e é considerado o maior porto seco do país, passando por ele cerca de 10 mil caminhões por mês.

Diferente da maioria das cidades brasileiras, teve sua área urbana projetada e localizada estrategicamente - tendo sido a primeira cidade planejada do Brasil. Assim, todas quadras apresentam 110 m de lado, e todas as medidas são padronizadas. Também, graças ao planejamento, as calçadas e ruas são amplas e espaçosas; advindo disso, a sua trafegabilidade bastante simplificada.

Na economia da cidade se destacam no setor agrícola a cultura de arroz, e no setor terciário o comércio exterior. O desenvolvimento desse comércio exterior se dá, principalmente, devido à fronteira com a Argentina, e fortalecido com o maior porto seco da América Latina, situado na saída da cidade.

Como pontos histórico-turísticos, a cidade apresenta o Parque Dom Pedro II, o Obelisco (uma homenagem ao local onde Dom Pedro II, recebeu a espada do Coronel Estigarribia), Coxilha dos Loucos, Casarão dos Barbaras, Tênis Club Rio Branco, Praça Tamandaré, Igreja Nossa Senhora do Carmo (esculpida em pau-brasil, em Portugal, e veio para o Brasil em navios no ano de 1928), Clube Comercial (uma réplica da biblioteca pública de Varsóvia), Praça Barão do Rio Branco, Carta de Getúlio Vargas, Monumento à Califórnia, Monumento às Mães, Catedral de Santana, Centro Cultural Dr. Pedro Marini (construído em 1913, hoje abriga um centro cultural, museus, bibliotecas e oficinas de arte), Castelo, Monumento ao Gaúcho, Praça Farroupilha, entre diversos outros.

Outro atrativo da cidade é seu carnaval, que é bastante divulgado, contando inclusive com desfile da Liga Independente das Escolas de Samba de Uruguaiana.



Mostrando 1 resultados