hotel.com.br - O Guia de Hotéis da Internet Brasileira !

Filtrar por Bairro

Hotéis Pesquisados

ITABUNA - Em 1849, surgiu o Arraial de Tabocas, cortado pelo rio Cachoeira. O nome Tabocas, deve-se a um imenso jequitibá. O seu povoamento aconteceu apenas em 1867, constituído principalmente por migrantes sergipanos, entre eles José Firmino Alves, a quem se atribui a fundação da cidade de Itabuna. O seu nome tem origem Tupi, ita(pedra) e una(preta).

Em trinta anos, a cidade cresceu bastante e por este resultado, em 1897 os moradores tentaram a emancipação do município, porém foi negada. Uma nova tentativa foi realizada junto ao governo estadual, em 1906, Firmino Alves se comprometeu doar terrenos para que as sedes administrativas fossem erguidas.

Itabuna foi fundada em 1910 e hoje é de extrema importância na região comercial do Sul da Bahia. Por muito tempo, a sua economia se baseava na agricultura e e na produção de cacau, hoje o município busca outras fontes e também utiliza o incentivo à indústrias, em decorrência de crise da lavoura cacaueira.

O comércio de Itabuna chegou a ser o segundo do estado e hoje tenta reagir a uma queda. Melhores serviços e novos produtos estão sendo instalados para atender à população e aos seus visitantes.

Para quem deseja conhecer Itabuna, não pode deixar de passar por pontos turísticos muito tradicionais na cidade. Com apenas 26Km de distância de Ilhéus, que é considerado a cidade com o mais extenso litoral baiano, Itabuna além de possuir uma localização privilegiada, possui belas atrações culturais.

O Jardim do Ô, que foi construído em 1962, é uma praça arborizada, com muito verde e possui um monumento que representa uma colher. Dizem os moradores que quando o canditado a prefeito da cidade José de Almeida Alcântara deu um depoimento, disse "Essa vai ser de colher".

A rua mais antiga e de maior circulação da cidade é conhecida como Avenida Cinqüentenário e coração econômico de Itabuna. Outro belo cartão postal da cidade está na Praça Santo Antônio, que é considerada como a "memória viva" da cidade.

Itabuna é uma cidade que atrai muitas pessoas que desejam relaxar e descansar, sua vida noturna não é muita agitada, porém a 26 km estão belas praias e muita animação. Cada vez mais o número de visitantes nesta área cresce e seus moradores estão dispostos a receber os turistas de braços abertos.