hotel.com.br - O Guia de Hotéis da Internet Brasileira !

Filtrar por Bairro

Hotéis Pesquisados

BRASÍLIA - Com a primeira constituição, já era previsto a mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país. Em 1891, foi nomeada a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, sendo assim, a área ficou conhecida como Quadrilátero Cruls e em 1894 o resultado foi apresentado ao Governo Republicano.

A construção de Brasília começou em 1956, e foi inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo Presidente Juscelino Kubitschek, sendo a terceira e até então última capital do Brasil. A partir desta data, ocorreu a transferência dos principais órgãos administrativos. Brasília, foi construída com ídéias modernistas, por este motivo é considerada um marco mundial de arquitetura e urbanismo. Seu plano piloto foi desenhado por Lúcio Costa, e os edifícios principais pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Planejada para uma população de apenas 500.000 habitantes, cresceu muito além do esperado. As últimas projeções (IBGE 2004) indicam que a população total já esteja em cerca de 2,36 milhões de habitantes. Ao longo dos anos, sucessivas cidades satélites foram sendo criadas para acomodar a população extra, sendo o Distrito Federal dividido em 28 Regiões Adiministrativas. A população de Brasília é formada por pessoas vindas de várias regiões do Brasil. Isso reflete na cultura produzida ali, como, por exemplo, a música popular. Por estar localizada no centro do Brasil serve como ligação terrestre e aérea para o país. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek é o terceiro em número de passageiros do Brasil. Os nascidos em Brasília são chamados de "candango" ou "brasiliense". O termo "brasiliense" também é usado para significar quem mora na cidade, quer tenha nascido nela ou não.

Em 1987, Brasília foi registrada como Patrimônio Histórico Cultural e é a única cidade construída no século XX classificada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Porém, é muito mais do que um patrimônio histórico ou um marco arquitetônico. Tem construções magníficas, belos prédios e a arte está presente em todos os lugares. É uma cidade única, viva e amada pela maioria dos seus habitantes.

Além de toda essa modernidade, o Distrito Federal oferece muitas belezas naturais, como cachoeiras e lagoas. A cachoeira da Saia Velha, Poço Azul, Mumunhas, são uma das principais atrações turísticas. A Lagoa Bonita, com suas margens servindo de refúgio para animais silvestres, recebe também uma grande quantidade de visitantes. Alguns pontos turísticos que vale a pena visitar: a Praça dos Três Poderes; os edifícios governamentais - o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal; os monumentos Panteão da Liberdade e o Mastro da Bandeira; a Catedral - desenhada por Oscar Niemeyer; o Santuário Dom Bosco; a 'Igrejinha'- Igreja Nossa Senhora de Fátima; o Templo Ecumênico da LBV.; o Espaço Lúcio Costa, que apresenta uma grande maquete do Plano Piloto; o Palácio da Alvorada; o Catetinho; a Feira de Artesanato que funciona nos fins de semanas e feriados; o Parque da Cidade; o Jardim Botânico; o Zoológico; o Parque Nacional de Brasília. Na Torre de TV funciona o Museu Nacional de Gemas, nas imediações o Teatro Nacional Cláudio Santoro, em forma de pirâmide truncada; o Memorial JK; os vitrais no edifício-sede da CEF - em número de 24 ao todo, cada um representa um estado brasileiro. Todo este diferencial artístico, arquitetônico e urbanístico faz com que Brasília se torne uma cidade muito especial e visitada por todos.

Para visitar, a melhor época é da segunda metade de abril à primeira metade de junho. Nesta época, a seca ainda não começou, são comuns dias de céu bem azul, a temperatura é ótima e o pôr-do-sol é um dos mais bonitos.


Hotéis em Brasília - DF