hotel.com.br - O Guia de Hotéis da Internet Brasileira !


Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


BOTUCATU - Botucatu localiza-se na região centro sul do Estado de São Paulo e dista da capital 225km, estando a uma altitude de 804 metros em relação ao nível do mar. Seu nome significa "bons ares" em Tupi (Ibytu katu) devido ao clima fresco e agradável durante grande parte do ano. Sua temperatura média anual fica em torno dos 19°C.

Conta a história de Botucatu que antes de Pedro Álvares Cabral os Incas abriram caminho do Peru ao litoral Atlântico passando pela área onde hoje é a cidade. Este caminho chamava-se Peabiru que significa caminho para o Peru e era onde costumavam realizar rituais. Por questões religiosas em 1720 resolveram dar um nome à cidade e fazendeiros num processo ocupacional, expulsaram os índios da tribo Caiuás de suas terras. Porém um século depois, gerações seguintes dos mesmos fazendeiros subiram a elevação da cidade para ocuparem as áreas ainda desabitadas. Em 23 de dezembro de 1843, o então Capitão José Gomes Pinheiro Veloso criou a Freguesia de Sant'Anna de Botucatu que para efeito histórico consideraram como fundação de Botucatu. Porém, quase 14 anos depois, no dia 14 de abril, é que consideraram esta como sendo a data de seu aniversário. Curiosa é a história do sací, personagem de nosso folclore, que se faz presente na cidade. Moradores de certas regiões afirmam ter visto por mais de uma vez a tal figura por entre árvores nos bosques. O personagem tornou-se tão importante que fundaram até a Associação Nacional de Criadores de Saci fazendo com que a cidade ganhasse o título de Capital Nacional do Saci.

Deixando as lendas de lado, vamos falar da real importância desta cidade para o Brasil. Segundo o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Botucatu possui atualmente 230 indústrias, oferecendo cerca de 8 mil empregos diretos. Citando como exemplo de organização industrial encontramos a fábrica da Eucatex, que produz desde vernizes à painéis e pisos, tem um dos sistemas mais evoluídos de reflorestamento de eucalípto das américas. A indústria aeronáutica também figura como das mais importantes para a cidade, empregando cerca de 1.300 funcionários no setor. Atualmente a Embraer está desenvolvendo nesta unidade um dos projetos mais arrojados da indústria aeronáutica brasileira, o Phenom.



Mostrando 3 resultados