hotel.com.br - O Guia de Hotéis da Internet Brasileira !

Filtrar por Bairro

Hotéis Pesquisados

BARRA VELHA - Barra Velha foi o caminho das expedições de exploração européia. A cidade só foi colonizada em 1812 com a pesca da baleia e à vinda dos açorianos. O município já pertenceu a São Francisco do Sul, sendo elevada a distrito em 1861, mas a sua emancipação política só ocorreu cem anos depois.

Os traços culturais são originários do português continental e luso-açoriano, onde encontramos a farra do boi, festa do Espírito Santo, o terno de reis, o boi-de-mamão e a cantoria do Divino. A festa do Pirão, surgida em 1997, constitui o evento cultural principal do município. Canoas de borda alta e proas salientes são encontradas na Praia das Canoas, secularmente utilizadas pela comunidade de Barra Velha, canoas essas semelhantes às dos barcos ao norte de Portugal, nos rios de Aveiro.

Barra Velha é um dos balneários mais procurados durante o verão pela beleza de suas praias e pela ótima infra-estrutura, mas os diversos eventos promovidos ao longo do ano atraem turistas em qualquer época.O principal evento cultural do município é a festa Nacional do Pirão que surgiu em 1997, e se solidificou como um grande evento turístico-cultural. A cidade foi escolhida entre 45 municípios para sediar o evento, típico da cultura açoriana. Em 2005, Barra Velha recebeu o O prêmio "Perfil Ambientalista", foi-lhe concedido em 2005, sendo que hoje o município é considerado um dos mais belos balneários do sul do país.