Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


São Joaquim da Barra - A área do atual município de São Joaquim da Barra era ponto de parada de viajantes e tropeiros. O povoamento surgiu no início do século XIX, com o êxodo dos moradores do sul de Minas Gerais, atraÍdos pela riqueza das terras.

No ano de 1917, a partir do desmembramento de Orlândia, foi criado o município de São Joaquim, elevando a sede à cidade. Cerca de 27 anos depois, seu nome foi mudado para São Joaquim da Barra, como é conhecido até hoje.

Está localizado na região Norte-Nordeste do estado de São Paulo, a cerca de 380 km da capital, São Paulo, sendo ligado a essa através da via Anhanguera. Esta cidade faz parte da bacia fluvial do Rio Paraná, entre os córregos São Joaquim e Olaria. Com altitude média de 510 m, o município está localizado na área geográfica caracterizada como planalto Meridional do Brasil. Seu relevo é ondulado, composto por baixadas e espigões. O clima é o tropical semi-úmido, com médias de 23°C.

Grande parte do município é ocupado pela agricultura, se destacando o cultivo da cana (com 23 mil hectares de terra cultivadas), milho e pastagens. Também podemos citar a pecuária leiteira, de corte (com rebanho suíno e bovino) e avicultura.

Nos demais setores, o comércio aparece com grande variedade de atividades, se tornando um ponto de referência para região; e a indústria de transformação, siderúrgica, laminação, usinas de açúcar e álcool, peças e calçados.

Apenas a tituloi de curiosidade, vale lembrar que São Joaquim da Barra é a terra natal da apresentadora Ana Maria Braga.



Mostrando 3 resultados