Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Sacramento - Sacramento, que está situada em Minas Gerais, é um complexo ecológico, com abundância de águas, matas, serras e grutas. Um dos destaques de Sacramento é a gruta dos Palhares, descoberta no século XIX, é considerada a maior gruta de arenito das Américas. Com uma profundidade explorada de aproximadamente 450 metros, ela possui áreas que ainda não foram exploradas, tendo sido explorados poucos cômodos de suas incontáveis galerias.

Na região existe o Parque Nacional da Serra da Canastra, que possui esse nome devido à serra ter o formato de um baú, daí a origem do nome, pois canastra é um tipo de baú antigo. No parque existe várias espécies de animais, muitos deles em extinção. A Serra da Canastra abriga a nascente do rio São Francisco e a Cachoeira Casca d'Anta, com 186 metros de altura, que forma várias piscinas naturais.

Sacramento não possui só belezas naturais, ainda existem resquícios da colonização e do plantio do café, em construções da época, como o Museu Municipal, com grande acervo histórico da região; a Estação dos Bondes, construída em 1913 e que hoje abriga o Palácio das Artes; a Igreja Matriz; a Casa de Cultura Sérgio Pacheco e o Anfiteatro.

A Usina Cajuru inaugurada em 1913, forneceu energia elétrica à cidade. Foi desativada em 1964 e recentemente foi recuperada pelo Patrimônio Histórico Municipal. Perto da usina existe o ribeirão Borá com diversas cachoeiras.

Sacramento é um belo lugar para aproveitar o verde, as cachoeiras e respirar o ar puro da região, que fica aos pés da Serra da Canastra.

O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado através de Decreto nº 70.355, em 1972. Tem quase 200 mil hectares em parte do território de 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio, no sudoeste de Minas Gerais. As temperaturas são amenas; média de 17°C no inverno e 23°C no verão com a maior parte das chuvas concentradas de dezembro a fevereiro.

A região da Serra da Canastra, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. É uma região privilegiada por suas belezas paisagísticas, diversidade biológica e potencial turístico (principalmente ecoturismo).

O principal ponto turístico é o Parque Nacional da Serra da Canastra; dentro do Parque estão as mais belas paisagens do Brasil, como a cachoeira Casca D'Anta (primeira grande queda do Rio São Francisco). Outro ponto é sua fauna/flora (mais de 6 mil espécies vegetais, 800 de aves e quase duzentas de mamíferos), a Reserva Natural da Cachoeira do Cerradão, Gruta do Tesouro, Cachoeira do Fundão, entre outras.

Sua paisagem se compõe de campos rupestres cheios de flores, cerrado típico e matas de galerias com vegetação atlântica; lá vivem espécies de animais em extinção, como o tamanduá-bandeira e o lobo-guará. A vida rural mantém as tradições da região, como a arquitetura do séc XIX, os muros de pedra sem cimento e o queijo canastra. À noite, existem alguns barzinhos e um restaurante que costuma ter algumas apresentações de dança ou cantores.

Vale lembrar que o Parque Nacional da Serra da Canastra fecha às terças-feiras (exceto feriados prolongados e férias). O horário de entrada é até as 16hs, e saída até às 18hs, horários alternativos necessitam de autorização prévia.



Mostrando 1 resultados