Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Rio Pardo - Cidade com um grande valor histórico, Rio Pardo é uma das quatro cidades mais antigas do Rio Grande do Sul, desempenhando um papel importante na história deste estado. Foi um dos núcleos mais importantes da antiga Capitania do estado, sendo uma grande praça militar e um entreposto comercial. Da região partiam expedições militares para defender zonas ameaçadas pelos espanhóis ou para expandir os domínios da Corôa Portuguesa. O município também teve importantes participações na conquista da região das Missões do RS, na Revolução Farroupilha e na Guerra do Paraguai.

Rio Pardo possui um conjunto arquitetônico e histórico de grande valor e tombado pelo Patrimônio Histórico, como a Rua da Ladeira, construída por escravos em 1813, com pedras retiradas do Rio Jacuí e foi a primeira via pavimentada do estado, que ligava o antigo Forte Jesus-Maria-José ao centro da cidade. A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário inaugurada em 1801, possui sete altares de madeira de origem barroca e sacadas para os nobres assistirem à missa, tendo ainda em seu acervo a Imagem do Senhor Morto, uma escultura em tamanho natural, com membros articulados. E a antiga Escola Militar, onde estudaram Getúlio Vargas, Gaspar Dutra, Mascarenhas de Moraes e outros nomes importantes da história. Atualmente, no prédio funciona o Centro Regional de Cultura.

O município ainda conta com outras atrações como a casa que hospedou Dom Pedro II e o Conde D'Eu, durante a Guerra do Paraguai, o Forte Jesus-Maria-José, a Capela São Francisco que conta com um Museu de Arte Sacra de Rio Pardo, a Igreja de São Nicolau e muitas outras construções que merecem ser visitadas.

O seu nome foi dado em homenagem ao rio de mesmo nome e este por sua vez tem este nome devido à coloração de suas águas durante a seca. A cidade localiza-se no Rio Grande do Sul, a aproximadamente 145 km da capital do estado, Porto Alegre.



Mostrando 1 resultados