Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Rio Largo - A primeira sede de Rio Largo foi Santa Luzia do Norte. Conta-se que um cego estabelecera-se ali, no século XVII, e recobrara a visão, em razão desse milagre, foi dado ao local o nome de Santa Luzia, que é um dos mais antigos aglomerados urbanos de Alagoas e chegou a ser o mais importante povoado das margens da lagoa do norte e do rio Mundaú. Em 1633, durante a guerra holandesa, os Batavos incendiaram Alagoana e marcharam contra Santa Luzia, encontrando forte resistência. A Cidade foi libertada e pouco sofreu.

No século XIX, duas Companhias adquiriram essas terras e montaram duas fábricas para industrialização de fibra têxtil, aproveitando-se da energia hidráulica proveniente das cachoeiras. A linha férrea que passava por lá também contribuiu para o desenvolvimento do centro industrial.

A vila foi criada em 1830, e em 1900, criou o Município Judiciário de Santa Luzia do Norte, que em 1915 teve sua sede transferida para Rio Largo e recebeu a categoria de Cidade. O Município de Rio Largo acha-se situado na parte Leste do litoral do Estado de Alagoas, na Zona fisiográfica, integrando a Micro-Região de Maceió. Limita-se ao norte com Messias e Murici, ao Sul com Satuba e Pilar, à Leste com Maceió e ao Oeste com Atalaia. A sede municipal está a apenas 22 km da capital do estado.

A vegetação nativa é a do "Capoeirão". Dele são extraídas madeiras para uso em construção, agora em escala reduzida. As zonas de "Capoeira-Furada" possuem vegetais de menor porte sem valor econômico como reserva vegetal.

Encontramos tambérm a cana-de-açúcar com amplo destaque na paisagem vegetal, produzida sobre o sistema de "plantations". Constatamos também outros tipos vegetais, como o coco da baia, mandioca, banana, manga, laranja, mas sem traduzir sentido econômico, atendendo só à subsistência.

Em termos de recursos minerais, o município é considerado pobre, sendo constatados, apenas, afloramentos de granitos e ganisses, que possibilitam a exploração de algumas pedreiras, em vista da existência do material, em larga escala, regionalmente.



Mostrando 1 resultados