Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Pirapora - Pirapora está situada no norte do estado de Minas Gerais, às margens do rio São Francisco. Seu nome tem origem no povo indígena que habitou as margens do Rio São Franscisco onde fica a cidade e significa salto do peixe. Isso deve-se ao fato de, no período de reprodução dos peixes, eles saltarem para vencer as corredeiras do rio à procura de locais calmos para a desova.

Em Pirapora está o único exemplar de barco à vapor em funcionamento no Brasil, O Vapor Benjamin Guimarães. Construído em 1913, nos EUA, navegou no rio Mississipi e, posteriormente, em rios da Bacia Amazônica. Na segunda metade da década de 20, a firma Júlio Guimarães adquiriu a embarcação e a montou no porto de Pirapora, recebendo o nome de Benjamim Guimarães. A partir de então o vapor passou a realizar contínuas viagens ao longo do Rio São Francisco e em alguns dos seus afluentes. Hoje em dia, o barco realiza passeios aos domingos pelo rio, atraindo muitos turistas.

Construída em 1922, a Ponte Marechal Hermes, está sobre o Rio São Francisco e possui 694 metros. A sua constução estava ligada ao antigo projeto de ligar por ferrovia o Rio de Janeiro a Belém do Pará, mas essa idéia foi logo abandonada. A ponte é um símbolo da cidade e por ela passam carros e pedestres.

Pirapora é o segundo maior pólo de industrialização do norte de Minas Gerais, sendo classificada, portanto, como uma cidade de porte médio em relação à sua estrutura e funcionalidade dentro de sua microrregião, isto é, sua capacidade de produção e prestação de serviços.


Hotéis em Pirapora - MG


Mostrando 6 resultados