Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Leopoldina - Leopoldina é um município do estado de Minas Gerais, situado na Zona da Mata Mineira, às margens da rodovia BR-116, a mais de 200 m de altitude. Este município conta com uma população estimada em 60 mil habitantes. Dista 305 km da capital, 92 km de Juiz de Fora e 210 km do Rio de Janeiro, sendo cortado por importantes rodovias, como a BR-116 (Rio-Bahia) e a BR-267, além de um aeroporto.

A história de Leopoldina começa no século XVII com a decadência da exploração de ouro, que motivou a vinda de diversos mineiros em busca de terras férteis. Em 1831 foi criado o distrito de São Sebastião do Feijão Cru, em 1854, O distrito passa a freguesia, criando o município de Vila Leopoldina, nome em homenagem à segunda filha de Dom Pedro II.

A cafeicultura foi a responsável pelo rápido crescimento da região na segunda metade do século XIX. Entre o fim do século XIX e início do século XX, Leopoldina recebeu imigrantes europeus para o trabalho nas lavouras cafeeiras, que tiveram importante atuação no desenvolvimento da cidade. Porém, as crise do café no século XX provocou sérios abalos em sua economia, que passou a se apoiar na pecuária leiteira.

Hoje, as principais atividades econômicas da cidade são a indústria e o setor de comércio e serviços. Na indústria, destacam-se os produtos têxteis, vestuário, alimentos, produtos de metal, artigos de borracha, plástico e minerais não-metálicos. A agropecuária tem pequena participação, destacando-se a pecuária leiteira, a criação de galináceos e suínos. O município também produz milho, arroz, banana, entre outros.



Mostrando 3 resultados