Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Lagoa da Prata - O município de Lagoa da Prata encontra-se na Região do Alto São Francisco, em Minas Gerais, e está ligada com outros municípios através das rodovias MG-170 (que leva à BR-262) e MG 429, que liga à MG-050. A cidade está a 220 km da capital, Belo Horizonte. Essa cidade com cerca de 50 mil habitantes está à uma altitude média de 750 m acima do nível do mar, uma área de 439,682 km². Seu clima é tropical com verões quentes e chuvosos, invernos secos e médias anuais entre 21°C e 22°C. A vegetação da região é o Cerrado.

Lagoa da Prata tem como padroeiro São Carlos Borromeu e seu nome foi dado por padres que assistiram ao resplandecer dos raios do sol sobre as águas límpidas da lagoa que aparentava pratas sobre as águas. Em suas margens, abrigou o casario de seu fundador, no final do século XIX. A fundação desta se deu em 1938, e os lagopratenses comemoram seu aniversário em 27 de dezembro.

A economia da cidade é baseada na agropecuária ( laticínios, usina de açúcar), além disso há uma fábrica de bichos de pelúcia.

A cidade possui alguns atrativos, como o Rio São Francisco, a Ponte Olegário Maciel, a Cachoeira Cemiguinha, Ranchos, as Lagoas Verde e Feia, as Grutas, Cavernas e Pinturas Rupestres, Paredões, Matas Ciliares, mas sem dúvida, o principal atrativo é a Lagoa, que possui uma praia, e que tem atraído bastante turistas. A Praia Pública, inaugurada em 1968 é outra grande atração turística do município. A Pesca Desportiva no Rio São Francisco atrai pescadores nos finais de semana. As Grutas e Cachoeiras também representam potencial turístico. Outros patrimônios naturais e culturais importantes são nascentes da Lagoa da Prata, o Museu (casarão) a Ponte de Ferro sobre o Rio São Francisco, o prédio da Escola Jacinto Campos, a Estação Ferroviária e outros. Em Lagoa da Prata podem ser praticadas várias atividades ecoturísticas, como o Trekking, Hikking, Rapel, Mountain Bike, Canoagem e Moto Traill, em diversos locais.

Entre os eventos realizados na cidade, vale ressaltar o Baile de Aleluia, Fantasy, Expô Lagoa (Exposição Agropecuária de Lagoa da Prata), Expo do Vinho e do Queijo, Festa do Congado, Festa da Cana e do Leite, Festival de Pipas, entre outros. Vale também lembrar uma "personalidade" curiosa da cidade, os porcos gigantes, com mais de 300Kg. Esses porcos, inclusive, foram dignos de aparecer na revista National Geographic.



Mostrando 2 resultados