Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Januária - Atrações é o que não falta para esta cidade de Minas Gerais. Situada na região do Médio São Francisco, ao seu lado esquerdo e contando com cerca de 67 mil habitantes, Januária apresenta atrações para os mais variados gostos. Só como exemplo, temos sua Cachaça, a culinária, artesanato, folclore, carnaval, praias, práticas de esportes de aventura, entre outras. Sua cachaça de Januária é considerada como a melhor do Brasil; o segredo da bebida está no clima e na umidade natural do solo. Desde seu surgimento, Januária detém a produção da cana-de-açúcar; são mais de trinta engenhos lá instalados. Parte da produção da cachaça é exportada para outros estados e até para outros países, devido ao seu alto grau de qualidade.

O artesanato é tradicional, sendo passado a cada geração. A origem é indígena, com características primitivas, sendo feitos a partir de barro, fibras vegetais, madeira, flandres ou folha de zinco, couro, algodão. Na Casa do Artesão, Casa da Memória, Centro de Artesanato e no Mercado Municipal, podem ser encontradas peças desse artesanato.

O Carnaval de Januária é um dos mais famoso do Norte de Minas; são cinco dias de pura folia, trios elétricos e festa 24 horas por dia. Há, também, outras festas na cidade, principalmente movidas pelo folclore que é bastante expressivo. Muitas de suas expressões continuam puras, preservadas de influência externa. Entre os principais destaques, encontramos: a Folia de Reis, a Cavalhada, o Congado, os Barqueiros, o Reis de Bois, entre outroos, além do Festival Internacional de Danças Folclóricas.

Outro atrativo da cidade é para quem está em busca de aventura. Januária oferece oportunidades para a prática de diversos esportes, entre eles: canoagem, trekking, cicloturismo, caving, rappel, off road, bóia-cross, cavalgada e ultra-leve.

Além de tudo, mesmo estando a cerca de 700 Km do oceano, Januária tem praia. Durante os meses de julho a setembro, é montada no rio uma infra-estrutura com areia, iluminação, limpeza de área e bares, proporcionando ao banhista conforto e segurança. A profundidade do rio chega a 8m, e ao longo do percurso são encontradas pequenas ilhas. Isto é feito durante esses meses, pois é nesta época que o rio está baixo, com a água limpa e esverdeada, e uma temperatura média de 22°C.

Mesmo com tantas atrações, não é só do turismo que vive a cidade. Lá a atividade econômica também abrange o setor primário, como pecuária, agricultura e fruticultura; secundário, com algumas pequenas indústrias, além de um vasto comércio.

Esse local privilegiado abrange todos atrativos em uma única cidade, e, além de todos esses atrativos, o clima também é agradável. Clima tropical com transição para semi-árido, em Januária você vai encontrar um eterno verão, com temperaturas entre a máxima de 38°C e 13°C. Sua vegetação é composta de cerrado e manchas de caatingas.



Mostrando 2 resultados