Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Janaúba - Janaúba está situada no Norte de Minas Gerais, inserida na Mesoregião do Norte do estado, na área mineira do semi-árido brasileiro. Sua população estimada é de aproximadamente 75 mil habitantes. A sede do município está numa altitude de 520 m. Sua distância para Belo Horizonte, capital do estado, é de 547 km; e 132 km de Montes Claros. O clima predominante na região é o tropical mesotérmico, quase megatérmico, em função da altitude. Mostra-se sub-úmido e semi-árido com chuvas irregulares e longos períodos de seca. A média anual é de 23°C, normalmente variando entre 16°C a 30°C, podendo chegar a 6°C por ocasião das massas de ar polar.

A cobertura vegetal primitiva predominante é do tipo floresta decídua sub-xerófila não espinhosa ou mata seca, com forte influência da caatinga e do cerrado, vegetação típica de afloramentos calcários e não difere muito de sua verdadeira caatinga na época de estiagem, cobrindo 80% do território municipal, em regiões de terrenos sedimentar. A Vegetação de cerrado, formado por árvores retorcidas e campos limpos, cobre 20% do território municipal. Está localizado no sul do município, no distrito de Barreiro da Raiz, em regiões de altitudes mais elevadas e terrenos cristalinos.

Sua economia é movimentada principalmente pelas atividades agropecuárias, sendo a fruticultura irrigada a atividade responsável pela maior fonte de renda e ocupação de mão de obra. É um Município favorecido para o desenvolvimentos agrícola, sendo pólo migratório de municípios vizinhos e outras regiões, tendo como conseqüência o aumento da população flutuante.

No setor industrial, predominam as pequenas empresas, sendo as principais as cerâmicas, beneficiamento de sementes, madeireira e resfriamento de leite, com baixo índice de oferta de emprego.

Entre as atrações turísticas e festividades, encontramos a JanaFolia, o carnaval mais tradicional da região; a Exposição Agropecuária de Janaúba, que encontra-se na sua XX edição; a Barragem e o Iate Clube Bico da Pedra; e o Rio Gorutuba



Mostrando 1 resultados