Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Itaúna - No alvorecer do Século XVIII, iniciou-se o povoamento da região. Em 1750, na Passagem do São João já havia cerca de 100 moradores entre portugueses e escravos. Manoel Pinto, requereu ao bispo de Minas Gerais uma provisão para construir uma capela nos terrenos de sua propriedade. O despacho favorável exigia que a capela fosse construída no mesmo lugar do oratório. Somente em 1765 a capela ficou pronta, tendo como padroeira Senhora de Santana. A partir daí, a comunidade ficou conhecida como povoação nova de Santana do São João Acima. Em 1877, com a criação de uma agência do correio, fez-se o primeiro movimento para a criação da vila de Itaúna, recusado pela Assembléia. Em 1901, foi assinado um apelo, transformado na lei que emancipou o município. Em 1915, a vila foi elevada à categoria de cidade.

Hoje, Itauna é um município pertencente ao estado de Minas Gerais, localizado a cerca de 880 metros de altitude e contando com uma população de aproximadamente 90 mil habitantes. É considerada uma cidade pólo de médio porte. Integra o Colar Metropolitano da Região metropolitana de Belo Horizonte, ficando a 76 km da capital.

Entre suas principais atividades econômicas encontramos as ligadas ao setor secundário, como a siderurgia, a metalurgia, indústria têxtil, autopeças, além de uma significativa produção agropecuária e amplo setor de comércio e serviços. O município está classificado em 12º lugar no ranking do IDH de Minas Gerais.

Itaúna é servida pelas rodovias estaduais MG-050 e MG-431, além de estar situada a 40 km das rodovias federais BR-262 e BR-38. A Ferrovia Centro Atlântica (FCA) passa pela cidade, na qual existem 2 estações.

Para o setor de ensino e cultura, conta com uma universidade, que é umas das mais conceituadas do interior brasileiro. Ostenta alguns pontos turísticos, como a Barragem do Benfica, Cachoeira da Cachoeirinha, Capela do Rosário, Igreja Matriz de Sant'ana, Morro do Bonfim, Estância Hidromineral Água Mineral Viva, Gruta da Nossa Senhora de Itaúna e o Museu Municipal Francisco Manoel Franco.



Mostrando 3 resultados