Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Itamaraju - O atual município de Itamaraju nasceu de um povoado chamado Dois Irmãos, em homenagem aos padroeiros da cidade, São Cosme e São Damião. Está cidade está localizada no estado da Bahia e atualmente conta com uma população estimada em cerca de 70 mil habitantes. O clima predominante na região é o Tropical Quente e Úmido, com tendências a se tornar quente e seco, devido ao desmatamento descontrolado. Seu relevo é plano com suaves ondulações; e a vegetação predominante é a Mata Atlântica, a maioria com madeiras de alto valor comercial, hoje bastante devastada devido as queimadas e desmatamento desordenados.

A extração da madeira para comércio, principalmente com Salvador e a outros centros consumidores, teve lugar em fins do século XX. Apenas algumas reservas de mata nativa estão preservadas atualmente, devido à implantação da lavoura de cacau. Essa mata remanescente funciona para sombreamento e proteção das nascentes, encostas e margens de rios e riachos.

A economia de Itamaraju se baseia ainda em seu passado, quando o município cresceu e se desenvolveu sobre o amplo cultivo do café e do cacau, sendo o este o principal produto de crescimento das cidades do extremo sul da Bahia e que hoje está sofrendo com a praga da "vassoura de bruxa", uma doença que destruiu fazendas e familias.

Além dos principais produtos citados, a produção agrícola é diversificada e apresenta outros produtos, como o mamão, maracujá, citros, banana, coco, pupunha, acerola, entre outros. Dada a ótima qualidade do solo e a tradição agrícola, o município tem uma grande vocação para agricultura.

Localizada às margens da BR-101, sendo uma via de fácil acesso, a cidade nescessita hoje de um maior investimento por parte das indústrias, de modo a injetar capital na cidade. Hoje, o setor comercial e industrial da cidade está pouco desenvolvido.


Hotéis em Itamaraju - BA


Mostrando 5 resultados