Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Iguatu - Iguatu significa água boa ou rio bom. Está situado no Sertão Central do Ceará. E possui os seguintes distritos: Iguatu (sede), Quixoá, Sussuarana, José de Alencar, Cruz de Pedras, Barreiras e Baú. A temperatura média anual é de 29 graus, com precipitações anuais de 750mm³. É circundada de lagoas, tais como: Lagoa da Telha, Lagoa de Iguatu, Lagoa da Bastiana, Lagoa do Barro Alto, etc e fica à margem esquerda do Rio Jaguaribe. Existem acidentes geográficos na região como o Rio Jaguaribe, Riacho Antônio, Lagoas: Iguatú, Baú e Barro Alto.

A cidade exerce papel de centro regional de comércio e serviços, oferecendo apoio para mais de 10 municípos da região onde se localiza. Sua economia possui produção de algodão herbáceo e arbóreo, banana, feijão, milho e arroz; na pecuária: bovinos, suínos e aves e 70 indústrias (uma de mecânica, 05 metalúrgicas, 04 de madeiras, uma de borracha, uma química, 02 diversas, 10 do mobiliário, uma de couro e peles e produtos similares, 03 editorial e gráficas, 08 de produtos minerais não metálicos, 05 de serviços de construção, 31 de produtos alimentares, 05 de vestuário, calçados e artigos de tecidos, couro e peles), além de várias cerâmicas (olarias).

A localidade anteriormente abrigava uma aldeia de índios Quixelôs, que inacreditavelmente colaboravam com os colonizadores. Antes de receber o seu nome definitivo, Iguatu foi conhecida como "Telha", Sítio Telha, Capela da Telha, Matriz da Telha, Povoação da Telha e Missão da Telha, devido a uma olaria existente na cidade.

Os jesuítas descobriram o povoado em 1707. Em 1831, já se tornara tão grande e próspero que foi elevado a freguesia. A Paróquia surgiu sob a invocação de Nossa Senhora de Santana, a primitiva capela foi concluída em 1775, tendo como subordinante à Paróquia de São Mateus (Jucás). Consta como seu primeiro vigário, no período compreendido entre 1832 e 1844, o padre Vicente José Ferreira. No dia 28 de janeiro de 1961, o Papa João XXIII editou a bula "In apostolicis muneris" criando a Diocese de Iguatu.



Mostrando 1 resultados