Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Ibiporã - A colonização de Ibiporã teve início no ano de 1935, e lançados os fundamentos básicos da cidade, começaram as vendas de lotes. Dois anos depois, foi oficialmente fundada a sede da colônia. No ano seguinte, o núcleo foi elevado à categoria de distrito do município de Sertanópolis; e, ainda em 1937, foi criado o município de Ibiporã, sendo desmembrado de Sertanópolis.

O município de Ibiporã está localizada no Terceiro Planalto Paranaense, na porção centro-norte do Paraná, que pertence à Mesorregião Geográfica Norte Central Paranaense e a Microrregião Geográfica de Londrina. Ibiporã conta com uma população de aproximadamente 50 mil habitantes.

Localizada a cerca de 490 m acima do nível do mar, esta cidade possui ligação com as cidades de Londrina e São Paulo, respectivamente pelas rodovias BR-369 e PR-090. Seu clima é classificado como Subtropical Úmido Mesotérmico, com temperatura dos meses mais quentes superior a 22º C e dos meses mais frios inferior a 18º C. A cobertura florestal do município é a Floresta Semicaducifólia. A principal bacia hidrográfica do município é a do Tibagi.

Possui algumas áreas de conservação Estadual e RPPN's (Reserva Particular do Patrimônio Natural). São elas o Parque Estadual de Ibiporã (Horto Florestal - localizado na zona urbana, onde se encontra o viveiro florestal); e o Sítio Cachoeira (área particular, que conta com uma cachoeira de 6 m de altura).

A cidade conta ainda com outros atrativos turísticos, históricos, naturais e culturais. Entre eles, merecem destaque o Pico Guarani, Rio Tibagi (onde são, inclusive, praticados esportes de aventura), FAEP - Centro de Treinamento Agrícola, Capela Nossa Senhora de Guadalupe, Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, Casa de Artes e Ofícios, Fundação Cultural de Ibiporã, Memorial Comemorativo do Cinqüentenário de Ibiporã, Museu Histórico de Ibiporã e a Praça Japonesa.



Mostrando 1 resultados