Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Guaxupé - Guaxupé, significa "Caminho das Abelhas", localiza-se no sul de Minas Gerais, na divisa com o estado de São Paulo e pertence à Diocese do mesmo nome. Tem como cidades limites: São Pedro da União(N), Juruaia e Muzambinho(L), Tapiratiba(S) e Guaranésia(O). Possui uma população de mais de 52 mil habitantes e sua área é de 285,913 km². O clima da região é tropical de altitude.

O local onde hoje se encontra Guaxupé era mata virgem até o início do século passado. As primeiras referências de homens civilizados nestas terras datam de 1813. Mais tarde, em 1839, com a instalação da Capela de Nossa Senhora das Dores, deu-se início ao povoado com a construção de casas ao redor da mesma. Em 1850, o Arraial de Nossa Senhora das Dores de Guaxupé possuia 180 casas, 7 ruas e engenhos, o que levou a se tornar Distrito de Paz em 1853, e em 23 de junho de 1854, o povoado foi elevado a Freguesia, no termo de Jacuí e Município de São Sebastião do Paraíso. Município em 30 de agosto de 1911, com território desmembrado de Muzambinho, e instalado em 1º de junho de 1912 , data em que se comemora sua fundação.

A base da economia local é a produção de café e abriga uma das maiores cooperativas de produtores de café do Brasil: a Cooxupé. A padroeira dos guaxupeanos é Nossa Senhora das Dores.



Mostrando 2 resultados