Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Guaporé - Localizado a 210 km de Porto Alegre, Guaporé orgulha seus habitantes pelo traçado da cidade , idealizado em 1903 , pelo engenheiro Vespaciano Corrêa.

De origem indígena, o nome Guaporé significa "Vale Deserto" . Já era assim chamado pelos seus moradores primitivos , os índios do grupo GÊ, da nação Ibia ou Caigang.

Com seu comércio diversificado e uma agropecuária produtiva , Guaporé destaca-se também pela indústria de transformação. Fábricas de couros, calçados, implementos agrícolas móveis e principalmente por suas 51 indústrias de jóias e semi-jóias participando ativamente da economia do município.

Trabalhadores e criativos, os guaporenses também gostam de festas. Eventos como a Semana Farroupilha, Rodeio Estadual, Semana do Município e festas religiosas são tradicionais em Guaporé. Dentre os muitos orgulhos dos guaporenses, existe um especial: o Autódromo Internacional de Guaporé, considerado o mais seguro do Brasil, tanto para pilotos como para o público. A cidade também se destaca em suas atrações turísticas, oferecendo-nos variadas opções de lazer.

Guaporé é servida pelo Aeroporto 14 Bis, distante 6 km da cidade, sendo homologado para aeronaves até C/47.

Algumas informações foram extraídas do site da Prefeitura de Guaporé, no entanto alguns pontos especiais somente um guaporense de coração pode lhe mostrar:

- procure visitar o "Cristo" a noite, a vista é muito prazeirosa;
- se fores aventureiro , vá visitar a "Gruta dos Maristas", fica nos morros atrás do seminário, a estrada é de chão batido, não é difícil de chegar, o pessoal de lá conhece, é só perguntar, o guaporense é hospitaleiro;
- muito emocionante é percorrer os trilhos do trem, vá até a linha Colombo (fica a uns quatro quilômetros de Guaporé, em direção à Porto Alegre) e entre no trevo à direita, siga em frente até o cemitério, por lá, pergunte o caminho para a ponte da "mula preta" é o viaduto de número 12 (se não me engano); é uma ponte da via férrea, onde tu vais ter a tua maior aventura se fores atravessa-lo, logo à frente passando o pequeno túnel (tem uns 100 metros) tu irás se deparar com um dos maiores da região, tem uns dois quilômetros (leve lanterna e CERTIFIQUE-SE QUE O TREM JÁ PASSOU), mas o melhor da caminhada está após o viaduto "Barraca", ou o número 13 da ferrovia, é um dos maiores do mundo (aprox. 150 de altura e 500 de extensão), vale a pena;
- aproveite a culinária da cidade, é verdadeiramente italiana (farta e suculenta);
- à noite, vá à missa para sentir a fé de um povo religioso e carismático, vais te maravilhar com o interior da igreja, ficou muito linda após a reforma (houve um incêndio em 1999);
- também à noite, aproveite uma ótima pizzaria;
- leve algumas semi-jóias para teus amigos e familiares, o preço é muito acessível nas mais de 50 fábricas;

Adotada por: Daniel Marobin
Email: dmarobin@bol.com.br



Mostrando 2 resultados