Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Gravataí - A Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, foi fundada em 8 de abril de 1763. A Coroa Portuquesa, ao se expandir para o Sul das Américas, concedia cartas de sesmarias para quem já residia na região com o interesse de povoá-las. Com isso, Pedro Gonçalves Sandoval, recebeu a primeira sesmaria, pois ele já habitava o conhecido "Rincão de Gravataí".

Na mesma época, o capitão João Lourenço Veloso recebeu sua sesmaria, em posses das terras que já residia. Parte destas terras seria vendida para a Coroa Portuguesa para o assentamento da Aldeia dos Anjos. Em conseqüência da guerra entre Portugal e Espanha, milhares de índios fugiram para terras de Portugal, estabelecendo-se no rio conhecido hoje como Santa Maria.

Destes fugitivos, cerca de mil índios foram trazidos pelo Capitão Antônio Pinto Carneiro para as proximidades do rio Gravataí, ocorrendo assim o início do povoamento da Aldeia dos Anjos. Em 1795, ocorreu o desmembramento da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão e nove anos depois foi elevada à categoria de Freguesia, ou seja, distrito de Porto Alegre.

Somente em 1880 a Aldeia passou a ser considerada Vila, se emancipou de Porto Alegre e tornou-se a Vila de Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí. Nas últimas décadas do século XIX, ocorreu um significativo desenvolvimento para a cidade com o cultivo da mandioca, produzindo a farinha que é exportada para outras partes do Brasil, como também outros paises.

Gravataí hoje é considerada como uma das cidades que mais cresce no Brasil, e se destaca muito no cenário econômico junto com a ampliação da qualidade de vida dos seus moradores. A cidade tem conseguido crescer sem deixar de lado as preocupações sociais que dão esteio aos grandes pólos de desenvolvimento. As grandes empresas que são atraídas pela mão de obra barata, estão optando instalar no município seus modernos parques industriais.

Gravataí tem muitos aspectos que fazem da cidade um belo cartão postal. O Morro Italocomi, Cascatinha, Morungava, Pampa Safari, Museu Municipal Agostinho Mata, são um dos pontos mais visitados. A cidade preocupada em receber muito bem seus turistas e aumentar a segurança dos seus moradores, realizou um projeto chamado Luzes da Cidade, que recuperou toda a sua iluminação pública.

Outro lugar de grande destaque é a Centro de Tradições Gaúchas Aldeia dos Anjos, que foi fundado em 1956, com área de nove mil metros quadrados e com três salões de festas. O Fogo de Chão João de Barro, é onde funciona o museu e a biblioteca com aproximadamente 500 obras de autores gaúchos.

Gravataí oferce muita cultura e natureza para os seus turistas, por isso é uma cidade que tem a característica em promover a integração de seu povo e manter as tradições gaúchas e gravataienses.


Hotéis em Gravataí - RS


Mostrando 7 resultados