Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Ferraz de Vasconcelos - No princípio do século XIX, a ligação que existia entre Rio de Janeiro e São Paulo, passava por Mogi das Cruzes. Os produtos da região eram transportados por tropas de animais de cargas. A caminho do destino visava-se encontrar planícies e água. Após alguns lugarejos encontraram um morro após um córrego, que significava dificuldades na viagem. Paravam então para descansar e com o tempo o córrego formou uma pequena represa e passou a ser conhecido como Tanquinho. Formou-se aí um povoado que não tinha possibilidade de um crescimento rápido, fruto de famílias que vinham de outras terras, mas continuava sendo ponto importante de referência para os tropeiros e viajantes. Em 1869 foi construída estrada de ferro que não contemplou o povoado em seu percurso, advindo daí o seu enfraquecimento, porém após muitas marchas e contra marchas, a S.A. Fazenda Casa Branca inicia a construção da estação de trens com recurso próprio, utilizando um projeto fornecido pela ferrovia Central do Brasil, e para batizá-la, houve muita discussão quanto ao seu nome. A princípio deveria ser Romanópolis, mas decidiram colocar o nome de Ferraz de Vasconcelos, em homenagem póstuma ao engenheiro da companhia ferroviária Central do Brasil, que morreu na região vítima de um estilhaço na revolução de 1924. José Ferraz de Vasconcelos era conhecido pela sua competência e humildade, fazendo amizade com todos, desde os engenheiros, até os funcionários com cargos mais subalternos. A emancipação da cidade foi muito difícil e trabalhosa, pois o município de Poá não queria perder o seu distrito. Para conseguir seu intento tiveram que apresentar muitas provas de economia saudável, construir posto de saúde, escolas, etc. Fizeram um levantamento e apresentaram 94 casas comerciais, 11 indústrias e 795 residências no distrito. O assunto só foi decidido no Supremo Tribunal Federal e em 30 de dezembro de l953, o distrito de Ferraz de Vasconcelos passou a município.

É um dos municípios da região Grande Leste da área metropolitana de São Paulo. Com altitude de 755 m., faz divisa com os municípios de São Paulo, Poá, Mauá, Suzano e ainda, com dois distritos da cidade de São Paulo: Lajeado e Itaim Paulista. A produção de uvas no município é bastante acentuada e de grande variedade. Suas festas da Uva são bastante concorridas e é grande o seu potencial comercial. É considerada o Berço da Uva Itália no Brasil.

Além do Carnaval, uma festa nacional, a prefeitura apóia a Festa da Uva Fina (Feufi-FV), do Aniversário da Cidade (em 14/10), Festa do Peão Boiadeiro, da Padroeira, de Corpus Christi e a Mostra de Dança e de destaques regionais.



Mostrando 2 resultados