Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Diadema - Diadema é um município localizado na região Metropolitana de São Paulo, entre o litoral - Vila de São Vicente - e o planalto - Vila de São Paulo de Piratininga, que foi um fator fundamental para o seu processo de ocupação. Tem uma população de mais de 395 mil habitantes. O início de sua ocupação se deu através da existência de uma via de ligação entre São Bernardo e Santo Amaro, ainda no século XVIII. As avenidas Antonio Piranga e Piraporinha originaram-se desses caminhos primitivos. Até a década de 40, a região era constituída por quatro povoados dispersos, pertencentes a São Bernardo: Piraporinha, Eldorado, Taboão e Vila Conceição. Estes eram ligados apenas por caminhos precários.

Até os anos 50, a cidade não tinha nenhuma importância econômica regional e não havia sentido muito os efeitos da industrialização em São Paulo. A expansão industrial paulista ocorreu nas cidades localizadas ao longo da ferrovia Santos - Jundiaí, principal via de circulação de mercadorias na época.

Após a década de 50, o governo passou a optar pelos circuitos rodoviários para o sistema de escoamento da produção, que era feito até então pelos eixos ferroviários, que entrou em declínio. Uma nova fase da industrialização paulista e da implantação do capitalismo no Brasil, foi representada pela Via Anchieta, inaugurada em 1947. Em Diadema, ao longo dessa estrada, instalaram-se principalmente pequenas e médias empresas nacionais que produziam, na sua maioria, objetos complementares para as multinacionais.

O Distrito de Diadema foi criado em 1948, o crescimento da região despertou o interesse das lideranças políticas da cidade, pois esta mudança favoreceria o desenvolvimento do lugar. A expansão urbana e industrial paulista em direção ao ABC, a articulação de políticos da localidade, o professor Evandro Caiaffa Esquível, as lideranças de influência no âmbito estadual, o jurista Miguel Reale e a intensa participação dos moradores da Vila Conceição na Campanha da Emancipação, foram fatores que determinaram a emancipação político-administrativa de Diadema.

Verão pouco quente e chuvoso e inverno ameno e subseco. As temperaturas médias em torno de 25ºC graus. Diadema possui, em média, 10 m² de área verde por habitante. A maior parte das áreas verdes, no entanto, está concentrada ao sul do Município, dentro da área de Proteção e Recuperação aos Mananciais (APRM).


Hotéis em Diadema - SP


Mostrando 5 resultados