Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Cruz Alta - Cruz Alta é um município que fica ao noroeste do Rio Grande do Sul, a cerca de 340 km da capital Porto Alegre. O acesso à cidade pode ser feito através das BRs 377 e 158. A cidade está inserida no Alto do Jaci, junto com 17 outros municípios; sendo considerada um Centro regional, por uma série de potenciais.

É notável na cidade a devoção por Nossa Senhora de Fátima, carinhosamente chamada de “Santinha” pela população. Assim, a cidade conta com um Monumento à Nossa Senhora de Fátima; cuja imagem foi doada pelo Governo de Portugal; o Parque do Monumento, além da Romaria.

Uma conhecida lenda da cidade é a "Lenda da Panelinha. Diz a lenda que as índias da região davam de beber aos tropeiros que passavam por lá, e eles sempre retornavam; com isso, firmou a crença de que "quem bebe da água da Panelinha sempre volta". Hoje, já se ergueram casas à beira do local, e o povoado virou cidade.

A cidade possui uma boa infra-estruturura contando com cerca de 10 instalações, entre hotéis e pousadas. Conta também com uma boa gastronomia, com restaurantes, lanchonetes e churrascaria.

Como principais atrações à cultura e ao turismo, Cruz Alta, além das de caráter religioso conta com o Museu do Escritor, Casa de Cultura Justino Martins, Cascata do Rio Conceição, Parque Integrado de Exposições, Cascata Nossa Senhora da Conceição, Brique Praça da Bandeira, Monumento à Cuia, Memorial Lenda da Panelinha, Palácio da Intendência, e, principalmente, o marco inicial: uma cruz que fica no mesmo local onde os habitantes primitivos ergueram ali a primeira

. Já os principais eventos da cidade são a Cavalgada Ana Terra, Concurso Regional de Fantasias, Carnaval D'Água, Baile Municipal de Enterro dos Ossos, Coxilha Nativista, Semana Farroupilha, Mateada em Praça Pública, entre outros.



Mostrando 3 resultados