Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Cotiporã - Cotiporã cidade fundada por imigrantes italianos em 1885, recebeu o nome italiano de Monte Venêto em homenagem à região de Venêto escolhido pela paisagem do Rio das Antas, que trazia lembranças da terra natal, na Itália. O nome adotado na década de 40, era u'a mania de substituir nomes italianos, por ocasião da 2ª. guerra. O crescimento do município começou com a instalação do Frigorífico A Sul América, em 1816, com mais de 3.000 m² quadrados, é o maior da imigração italiana no Brasil. A casa que foi a primeira construção de alvenaria da cidade, mantém o letreiro de Supermercado Monte Venêto.

Com uma população de uns 5 mil habitantes, numa área de 183 km², distante da cidade de Porto Alegre 165 km., altitude de 609 m e clima subtropical. Os índios guaranis já sabiam, “Coti” é um lugar, casa “porá”, bonito, município de extrema beleza, formado entre elevações feito uma pedra rara, por isso é conhecido como “ A jóia da Serra Gaúcha” e também como a terra de esportes radicais, principalmente devido ao rafting no Rio Carreiro. Sua economia se baseia principalmente no setor primário com pecuária de rebanhos e agricultura (arroz, feijão, fumo, milho, soja, trigo, erva-mate, maçã, uva) e na prestação de serviços. Produtora de jóias e esquadrias de madeira. Índice zero de analfabetismo segundo a Unicef. Os nascidos no município são chamados de cotiporanenses.

Além desses, a cidade conta ainda com outros atrativos naturais, como o Morro do Céu, Trilha das Lontras, Cascata dos Marin, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Salto do Carreio, Gruta do Quartzo; e atrativos culturais, destacando-se a Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, Museu Municipal e as Construções típicas da imigração italiana. A cidade conta ainda com boa infra-estrutura gastronômica e hoteleira, além de serviços de informação e transportes.



Mostrando 1 resultados