Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Coroatá - Coroatá se localiza no centro-leste do estado do Maranhão, no vale do Itapecuru. Sua distância da capital São LuÍs, é de 250 km. Sua população total é de mais de 59 mil habitantes, clima tropical megatérmico, subúmido e topografia plana em área de 2.263,823 km².

Inicialmente povoada por portugueses, mais tarde juntaram-se aos mesmos habitantes das zonas vizinhas. A cidade surgiu de “depósitos” ou “paióis” (espécie de posto) de fazendeiros e de visitantes de outras regiões, notadamente do Mearim. Com o progresso do povoado, chegaram novos imigrantes destacando-se os sírio-libaneses que, desenvolvendo o comércio, contribuiram na independência da localidade.

É criada a Vila Coroatá em 1943, desmembrando a mesma do município de Caxias e Itapecuru-Mirim. Após 77 anos Coroatá foi elevada a categoria de cidade, sendo assim seu aniversário comemorado no dia 8 de abril de 1920. A cidade primeiramente se chamava Coroatá Grande, quando era ainda um arraial. O nome derivou-se de uma planta originária do México, conhecida pelos indígenas como Croatá-Açú.

A cidade tem como principal ponto turístico o Rio Itapecuru. Além disso, existe a Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Piedade, celebrada entre 12 e 21/10; Artesanato, representado por objetos em palha de babaçu, fibras vegetais, talo de buriti, couro e madeira; Culinária, com os pratos típicos cuxá, acompanhado de arroz, mocotó e feijoada; e manifestações folclóricas: bumba-meu-boi, terecô, tambor de crioula, tambor de mina e as quadrilhas nas festas juninas.



Mostrando 2 resultados