Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Capão Bonito - Capão Bonito foi, inicialmente, o povoado de Arraial Velho, situado na cabeceira do rio São José de Guapiara. Foi neste local que, durante o século XVII, os bandeirantes encontraram ouro na região, iniciando o primeiro povoado, há 36 km da atual cidade. Arraial Velho durou apenas 40 anos. Encontramos duas versões para a continuação histórica. A primeira diz que Arraial Velho era para a margem direita do Rio das Almas, local hoje pertencente a Ribeirão Grande, e emancipado de Capão Bonito em 1991. Uma segunda versão conta que o Arraial Velho, de acordo com o Padre Manoel Luiz Vergueiro, ficava num sítio afastado, tendo ele de transpor difíceis obstáculos para dar assistência à população, por isso requereu a mudança do povoado a cerca de 18 km para o norte à margem direita do rio das Almas. Enfim, em 1843, a região foi elevada a Distrito de Paz com o nome de Capão Bonito de Paranapanema; 14 anos depois, o distrito foi elevado à categoria de município e depois a comarca com o nome de Capão Bonito.

É uma cidade de São Paulo, situada na zona fisiográfica do Paranapiacaba, Vale do Alto do Paranapanema, a 222 km da capital e com cerca de 705 m de altitude. Sua população estimada é de aproximadamente 50 mil habitantes.

Sua economia baseia-se na produção agrícola bem diversificada, pecuária, mineração de granito e de mármore rosa (conhecido mundialmente como Granito Capão bonito), indústrias madeireiras, de celulose e papel.

Essa região montanhosa, perto de um corredor de mata Atlântica preservada com uma natureza exuberante, é um constante alvo para o turismo, principalmente para o turismo de aventura. Possui diversas atrações, com destaque para a prática de esporte radicais, como, por exemplo, o Bóia-Cross, Canoagem, Canyoning, Cavalgada, Mountain Bike, Off-Road e o Trekking. Destacam-se o Rio das Conchas e Rio das Almas para a prática de canoagem, Trilha do Amendoim, Trekking 7 Quedas, Cachoeira dos Alves e Rio Alto do Paranapanema, Fazenda Sakamato, Praça Rui Barbosa, entre outros.

Na culinária da cidade destaca-se o delicioso "rojão", feito com carne de porco e temperos regionais (a carne depois de moída é amarrada a um cabo de madeira e assado na brasa) e o bolinho de frango, outra iguaria da região.



Mostrando 1 resultados