Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


Bocaiúva - Bocaiúva é uma cidade de Minas Gerais, na bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha, a 369 quilômetros da capital do estado. Tem como municípios limites, Montes Claros, Engenheiro Navarro, Glaucilândia, Joaquim Felício, Buenópolis, Diamantina, Olhos-d'Água, Carbonita, Turmalina, Botumirim, Itacambira, Guaraciama e Claro dos Poções. Em sua hidrografia conta com o Rio Jequitinhonha e com o Rio São Francisco. Possui uma população de mais de 45 mil habitantes e uma área de 3.232,660 km². O clima da região é semi-árido.

A cidade teve outros nomes antes do atual, o primeiro foi Curato de Macaúbas, depois Arraial do Senhor do Bonfim, depois, Freguesia do Senhor do Bonfim, Vila do Jequitaí, Vila Nova do Jequitaí e, finalmente, Bocaiúva.

Não se sabe ao certo o porquê do nome "Bocaiúva", existe uma versão que diz que se originou da palmeira Macaúba, outra do abolicionista e jornalista Quintino Bocaiúva e uma terceira, da magem do Senhor do Bonfim, por volta do ano 1700, que dizem que esta ficou pesada no local e até hoje se encontra para veneração do povo.

Um grande evento na cidade é a Festa do Sagrado Coração de Jesus, em junho e em julho, há ainda a Festa do Senhor do Bonfim, evento famoso e conhecido em todo o estado.



Mostrando 2 resultados