HOTÉIS EM SÃO JOÃO DEL REI - MG


SÃO JOÃO DEL REI


A cidade de São João del Rei, foi originada a partir do Arraial Novo do Rio das Mortes. Os primeiros sinais de ocupação foi em 1704, quando o paulista Lourenço Costa descobriu ouro ao norte da encosta da Serra do Lenheiro. Nessa época, Lourenço Costa trabalhava como escrivão no Porto Real da passagem, local onde Antônio Garcia de Cunha, explorava o Rio das Mortes.

As terras foram distribuídas a várias pessoas que iniciam a exploração às margens do ribeirão. Pouco tempo depois, o português Manoel José de Barcelos encontra mais ouro na encosta sul da Serra, num local chamado Tejuco. Foi implantado o primeiro núcleo de povoamanto que daria origem ao Arrarial Novo de Nossa Senhora do Pilar, mais tarde conhecido como Arrarial Novo do Rio das Mortes.

O povoado surge a partir de uma capela em devoção à Nossa Senhora do Pilar, onde vão se fixando os bandeirantes que chegam atraídos pelo ouro, com isso a rivalidade cresce e a disputa pela posse gera a Guerra dos Emboabas, assim em 1707 paulistas revoltavam-se contra forasteiros em maioria portugueses, que, liderados por Manuel Nunes Viana, saem vitoriosos.

Já próspera, em 1713 a localidade é elevasa a vila e recebe o nome de São João del Rei, em homenagem a Dom João V, rei de Portugal. Desde a sua formação, desenvolveu-se uma vasta produção mercantil e de gêneros alimentícios desenvolvendo assim, seu crescimento.

São João del Rei foi eleita como a Capital Brasileira da Cultura 2007, e se transformou em uma das mais tradicionais cidades mineiras, berço da política. Suas igrejas banhadas a ouro e seus monumentos hitóricos, transformam a cidade em um belo cartão postal. Conhecida também por suas tradicionais festas religiosas como a Semana Santa que envolve a população e os seus visitantes em um grande encontro cultural.

As suas aproximadamente 35 igrejas, são parte obrigatória do programa turístico, a mais conhecida é a igreja São Francisco de Assis, considerada a obra prima de Aleijadinho. A cidade também oferece um passeio feito pela locomotiva "Maria Fumaça" que faz um percurso de 12 Km até Tiradentes em um agradável trenzinho.

Encontram-se também, exemplos ricos da arquitetura colonial mineira. A Prefeitura, a Casa do Barão de Itambé, O Pelourinho, o Museu Regional e o monumento ao Cristo Redentor, onde se tem uma visão turística da cidade. Com todas estas opções, os turístas que procuram tranqüilidade, cultura e lazer vão encontrar em São João del Rei o recanto ideal.


Mostrando 43 resultados
HOTEL.COM.BR - (1997-2024)
Quem Somos - Privacidade - Termos de Uso