hotel.com.br - O Guia de Hotéis da Internet Brasileira !


Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


BARREIRAS - Barreiras adquiriu foros de cidade em 1902, registrando sua história várias passagens desde que teve seu início com a sesmaria de Antônio Guedes de Brito. Em 1850, o barqueiro Plácido Barbosa e seu patrão Francisco José das Chagas, se ocupavam em receber e descarregar as barcas chegadas com mercadorias e fazê-las seguir em tropas de animais para as localidades vizinhas. Como as matas locais possuiam em abundância a mangabeira, de cuja seiva se fazia a borracha, foi fator definitivo de crescimento e de uma nova atividade econômica, pela qual o acanhado povoado pôde progredir mais rapidamente. Em 15 de março de 1943 começou a operar uma agência do Banco do Brasil, o primeiro banco da cidade.

Seu acervo remonta à pré-história pelos sítios arqueológicos, com material significante para o estudo da presença do homem, na região. Em exposição no Museu Municipal encontram-se urnas funerárias, com esqueletos, armas e objetos de pedra lascada e polida. É de 1908 o registro de um jornal semanal chamado "Correio de Barreiras". No início do século XX o progresso chega a Barreiras e deixa marcas dessa época, nos imponentes casarões de arquitetura neoclássica. Verdadeiro monumento arquitetônico, que em parte sobrevive até hoje.

A cidade é o principal centro urbano, político, tecnológico e econômico do oeste da Bahia, que hoje conta com cerca de 150 mil habitantes, numa área de 7.895 km², no Chapadão central, com 435 m. de altitude média, clima seco e ventos moderados. Um importante entroncamento rodoviário, a 853 km da capital Salvador e 622 km de Brasília, seu acesso é feito pelas BR-135, BR-020 e a B-R242 (principal rodovia para escoamento da produção agrícola); a cidade conta ainda com um aeroporto. Sua posição estratégica e organização administrativa lhe deram o título capital regional.

Está inserida na maior bacia à margem esquerda do Rio São Francisco, sendo rica em recursos hídricos, além de um enorme potencial para desenvolver o turismo ecológico. Destaca-se na produção de grãos e é cortada por 3 rios e duas cachoeiras, que formam a bacia do Rio Grande. Sua economia é forte, tendo começado a avançar principalmente após 1990, quando a atividade agrícola progrediu e as melhoras obtidas teve reflexo em todos aspectos. Assim, nos últimos anos, Barreiras foi o município que alcançou a maior taxa de crescimento da Bahia, com grande atração de migrantes. Ainda hoje, empresários são atraídos pelas oportunidades de negócios na região, principalmente durante a Exposição Feira Agropecuária.

Além do agronegócio, sua indústria e comércio também são prósperos e diversificados, como confecções, fármacos, alimentícios e insumos agrícolas. Possui ainda o maior entreposto comercial de frutas, verduras e cereais da região oeste.

Seu potencial para o turismo também é grande, principalmente em se tratando do ramo do ecoturismo, necessitando apenas ser mais explorado e obter mais investimentos. A cidade conta com rios, cachoeiras, trilhas, grutas e muitas outras belezas naturais, oferecendo várias opções para o turismo.


Hotéis em Barreiras - BA


Mostrando 4 resultados