hotel.com.br - O Guia de Hotéis da Internet Brasileira !


Pesquisar

Data de entrada

Data de saída


Filtrar por Bairro


BARRA DO PIRAÍ - Barra do Piraí possui este nome porque, Barra quer dizer foz de um rio. Na cidade, o rio Piraí se lança no rio Paraíba do Sul e forma a foz do rio Piraí. O município é cortado por dois rios: o Paraíba do Sul e o Piraí. Por isso, nada mais justo o seu nome ser Barra do Piraí.

A origem da cidade aconteceu na metade do século XIX, quando se formaram dois povoados: São Benedito e Sant`Ana. Piraí, começou a se desenvolver em 1864, com a chegada da estrada de ferro Dom Pedro II, que mais tarde foi denominada Central do Brasil. Com a Proclamação da República e a mudança do poder político, Barra do Piraí foi elevada a município. É considerada a primeira cidade emancipada do regime republicano.

Anos atrás, a cidade era coberta pela Mata Atlântica, essa floresta chegava até as margens dos seus rios, o Piraí e o Paraíba. Com o desenvolvimento do café, a mata foi sendo devastada, porém nos pequenos núcleos de mata que restaram, ainda são encontrados animais silvestres como: lobo guará, esquilos, macacos, tamanduá e outros.

As suas principais atividades econômicas são: a agricultura com a plantação de café, milho, banana, alface; a agropecuária com a criação de bovinos, suínos, eqüinos e as indústrias que somam um total de 303 e 2621 empresas instaladas, dentre as quais se destaca a Casa do Arroz.

Barra do Piraí é composta por 5 distritos e orgulha-se por ter sido o maior entrocamento ferroviário da América Latina. Com o seu comércio desenvolvido, com seu crescimento constante, sua ótima localização, a cidade se tornou muito importante dentro do Vale do Paraíba.

A sua população cresceu, muitos imigrantes vindos da Europa e Oriente Médio, se estabelecem na cidade e compõem uma boa parcela do comércio local. Além do mais, a cidade possui mão de obra qualificada, atraindo cada vez mais investidores.

O turismo na região teve um crescimento considerável. Tanto no natural quanto ao cultural e gera uma grande fonte de renda e trabalho no município, principalmente com a união dos proprietários de antigas fazendas de café em que algumas são abertas à visitação e outras se tornaram belas pousadas. Todas, quardam traços importantes do passado histórico do município, oferecendo ao turista uma visão real.

Para as pessoas que desejam conhecer a história do Ciclo do Café, Barra do Piraí é uma grande referência. Unir a cultura dos casarões e fazendas ao turismo de aventura e ecológico é possível em Barra do Piraí. São aproximadamente 13 trilhas com cachoeiras, plantas selvagens e uma natureza exuberante que pode ser explorada de jipe, rapel, traking ou tirolesa.

O centro da cidade possui uma ilha de refúgio para a fauna, o Santuário da Concórdia, tem a finalidade de preservar a natureza. Barra do Piraí vem apresentando uma grande concentração de turistas. Para quem deseja um clima de montanha, com traqüilidade, aventura, hospitalidade e riqueza cultural encontrou o lugar certo.



Mostrando 3 resultados