HOTÉIS EM ARACATI - CE


ARACATI


Com uma população de mais de 68 mil habitantes e clima tropical, em sua área de 1.229,194 km², Aracati localiza-se no estado do Ceará. O nome da cidade é de origem tupi e possui várias versões em nossa cultura diversificada e rica, porém é de consenso entre os estudiosos e escritores, que um significado comum para a palavra Aracaty, hoje Aracati signifique "Bons Ventos". Pompeu Sobrinho, historiador, acredita que o Brasil teria sido descoberto no Aracati, a 2 de fevereiro de 1500, pelo navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que aportara no local denominado Ponta Grossa ou Jabarana. O início do povoado se deu com o funcionamento das Oficinas ou Chaqueadas do Ceará, por volta de 1740. Estas possibilitavam a competitividade da pecuária no Estado, tendo em vista os privilégios da Zona da Mata pernambucana com a cultura canavieira. A prática foi a responsável pelo desenvolvimento da região, atraindo abastados senhores de diversos locais para o comércio de carne e couro. A Vila de Aracati foi elevada a cidade em 1842.

A cidade foi construída do lado direito e de costas para o rio Jaguaribe para que os ventos levassem para longe os odores dos locais de abate do gado, sendo que esta conformação urbana permanece até os dias de hoje, resultando em uma falta de integração da cidade com o rio responsável por seu surgimento.

O conjunto de edificações históricas mais importantes e belas, fica na rua Cel. Alexanzito, ex-Rua do Comércio, ou Rua Grande. Estes precisam de preservação, e sofrem com os dias de carnaval, pois a multidão provoca danos, como rachaduras e queda de azulejos.


Mostrando 14 resultados
HOTEL.COM.BR - (1997-2024)
Quem Somos - Privacidade - Termos de Uso