HOTÉIS EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES


CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM


A história de Cachoeiro de Itapemirim teve início com o interesse criado pela procura de ouro numa região inóspita e cheia de perigos denominada Castelo, localizada no centro sul do Estado do Espírito Santo. Como a região era dominada pelos temidos índios Puris que já mantinham uma disputa de área com os Botocudos, fez-se necessária a criação de postos de policiamento para que fossem evitadas hostilidades de ambas tribos com os exploradores. As explorações tiveram início por volta do ano de 1820 e como não havia jeito de subir o rio Itapemirim devido a um encachoeiramento, os destemidos homens tinham à sua frente um enorme desafio. Comandados pelo então Tenente Luiz José Moreira, que havia ganho uma concessão territorial, começaram a construir cabanas e vários tipos de pequenas moradias no local para que, a partir dalí, pudessem prosseguir o desbravamento à procura do tão cobiçado ouro. Surgiram vilas e povoados em meio a uma série de confusões em relação à nomenclatura da cidade, que era sempre escrita de forma diferente, existindo até documentos comprobatórios em relação a isso.

O povoamento tornou-se generalizado provocando a cultura da lavoura de subsistência e possibilitando assim a formação dos primeiros núcleos populacionais com pequenas plantações de mandioca, bananeiras e cana-de-açúcar. Nasce então a chamada Vila Itapemirim e com isso o crescimento de fazendas provenientes de grandes latifundiários estendendo-se por toda região. O desenvolvimento industrial no setor açucareiro, a despeito de disputas travadas pelos seus senhores de engenho, fez com que o Estado do Espírito Santo se tornasse, na época, um dos maiores fornecedores de aguardente e açúcar ao Rio de Janeiro.

Com a descoberta do granito, da calcita, e principalmente do mármore, gerou outra preocupação: o escoamento destas tão importantes matérias primas. Entra aí a história da via férrea que também foi tão importante para o café quanto para o açúcar na região. Atualmente outros dois produtos importantes para a economia de Cachoeiro de Itapemirim são a produção do cimento e a de calçados.

Para quem quiser visitar a cidade, damos aqui os nomes dos principais hotéis: Cachoeiro Plaza Hotel, Hotel Alvorada, San Karlo Hotel, Hotel Beira Rio e o Mirante Hotel. Principais atrações: Pedra do Frade e a Freira, Pico do Itabira (símbolo da cidade), Cachoeira Alta, Reserva Cafundó (belezas naturais) e o Parque de Exposição Geraldo Santos (na Rod. para a cidade de Alegre).

Como Francisco Alberto Rubim, fundador da cidade, poderia imaginar que um dia ela seria chamada de "Princesinha do Sul" ou até mesmo de "A Capital Secreta do Mundo"?


Mostrando 6 resultados
HOTEL.COM.BR - (1997-2024)
Quem Somos - Privacidade - Termos de Uso